terça-feira, 1 de setembro de 2009

PORTFÓLIO.

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.
Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Turma 06 - Tutora Maria Melo - Inocência
Pólo Três Lagoas - MS




Unidade I

Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar
a vida com paixão, perder
com classe e vencer com ousadia,
pois o triunfo pertence a quem se atreve...
A vida é muita para ser
insignificante.

Com muita expectativa iniciei este curso, pois reconheço a importância das tecnologias para melhorar a qualidade na educação das atuais e futuras gerações. Na atividade 1, foi proposto que fizessemos uma síntese no qual faríamos uma reflexão sobre alguns aspectos, entre eles: Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno? Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento? Aprendo com os alunos?... Essa reflexão foi postada e depois tinhamos que escolher 2 ou 3 reflexões feitas pelos colegas e deixar comentários no fórum.
Na atividade 2 tinhamos que realizar uma reflexão sobre a nossa preocupação e/ ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Essa reflexão foi feita no Diário de Bordo.
Para realizar a atividade 3, tinhamos que assistir a um vídeo: Entrevista com o Prof. Ladislau Dowbor, tendo como tema "Educação e Tecnologia" e acessar o Fórum, deixar nossa contribuição e comentar as contribuições dos colegas.
A atividade 4 abordava o assunto: Tecnologia na escola. Tinhamos que fazer uma pesquisa das tecnologias disponíveis na nossa escola e como elas estão sendo utilizadas. Depois deveriamos elaborar slides sobre o resultado da pesquisa, postar na biblioteca e realizar apresentação no encontro presencial.
Na atividade 5 nos foi proposto conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares. Acessei o Portal do Professor (espaço da aula - sugestões em aula), escolhi uma e elaborei no editor de texto uma análise destacando pontos interessantes da aula.
A atividade 6 já foi mais simples de ser realizada. Tinhamos que assistir a um vídeo que abordava o tema: Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica e depois deixar um comentário no Diário de Bordo.
Pesquisando sobre o trabalho por projeto, este foi o assunto abordado na atividade 7. A proposta desta atividade é que fosse elaborada uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos. Realizei a pesquisa e fiz uma análise sobre as principais características do projeto. Dando continuidade, a atividade 8 tinha como objetivo divulgar os resultados e fazer uma análise da pesquisa desse projeto. A divulgação foi feita através de slides e foi realizada a apresentação no encontro presencial.


Unidade II





A pessoa de sucesso não é aquela que não possui problemas,
mas sim aquela que, aprendeu a enfrentá-los e a resolvê-los.



A atividade 1/2 foi concluída no encontro presencial. Nos foi proposto navegar em hipertextos na página da Wikipédia, explorar conteúdos relacionados com a nossa área. Selecionar alguns trechos mais interessantes e fazer um relato, explicando porque o texto chamou a atenção. Em cada texto analisado deveria ser colocado um link para o texto original. Finalizando foi solicitado um comentário sobre o que os hipertextos podem trazer de interessante para nossa prática profissional. O texto final foi publicado na Biblioteca.
Dando continuidade, na atividade 3 nos foi proposto ler os trabalhos realizados pelos colegas e realizar comentários sobre os mesmos no Fórum.
A atividade 4 é essa! Fazer um portfólio, com comentários e links das atividades, do início ao fim do curso.
Começou a complicar!!! Com a atividade 5 fomos desafiados a planejar uma atividade com hipertexto, para ser desenvolvida pelos alunos. Como era para ser feito em dupla, minha parceira foi a Silvana Cristina e decidimos planejar uma atividade que seria desenvolvida com os alunos da APAE.
A atividade 6 e a atividade 7 era para colocar em prática o planejamento. Como decidimos realizar a atividade com os alunos da APAE, pensamos numa forma em que eles pudessem participar ativamente da atividade. Como não tinham facilidade para usar o computador e criar eles mesmos os links, então usamos os links na elaboração da atividade. Eles adoraram! Ficamos muito felizes com o resultado.
Finalizando esta unidade, montamos um pôster na atividade 8, para ser usado como suporte à apresentação no encontro presencial, para que nossos colegas tenham conhecimento do nosso trabalho desenvolvido nessa unidade. Essa deu trabalho! Ufa!


Unidade III


Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.
Fernando Pessoa.

Sinto que a cada unidade que inicia o trabalho aumenta, mas ao final de cada uma sinto um alívio por mais uma etapa vencida.
Dei início a atividade 1, assistimos ao vídeo "O passo", depois lemos um texto denominado "Saltos no tempo". O próximo passo foi deixar um comentário no Diário de Bordo, fazendo algumas reflexões: Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um? Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?
A atividade 2 tinha por objetivo, explorar alguns sites e conhecer alguns vídeos, arquivos de som e imagem. O registro das descobertas deveria ser registrado no editor de texto. Sites sugeridos para pesquisa:
Na atividade 3 exploramos os Recursos Educacionais do Portal do Professor, era para escolher uma categoria e assistir alguns vídeos e áudios. Alguns comentários sobre esse recurso foi feito no Fórum: Recursos Digitais - Avaliação de produtos e multimídias.
A atividade 4 tinha o mesmo objetivo que a anterior, mas os recursos a serem explorados eram da TV Escola (Kit mídia da escola). Depois no Fórum, era para deixar registro dos vídeos mais interessantes na nossa opinião. Tanto a atividade 3 como a 4 foi muito interessante realizar porque descobri materiais muito interessantes que posso utilizar nas minhas aulas.
As atividade 5 e 6 exigiram um pouco mais, tínhamos que elaborar uma proposta de trabalho com mídias digitais. Em seguida devíamos criar uma apresentação em slides da síntese desse trabalho. Depois que fosse postado, deveríamos acessar as propostas de atividades dos colegas a procura de novidades para incorporar na nossa proposta. Depois de feitas as alterações, esse material deveria ser guardado para apresentação no encontro presencial.
Nas atividades 7 e 8 tínhamos que executar com os alunos a aula planejada na atividade anterior, registrando todo o processo e coletando material que usaríamos nas próximas atividades.
A atividade 9 tinha por objetivo continuar a atividade anterior, fazendo um registro descritivo da atividade em dois aplicativos diferentes, no editor de texto, acrescentar dados no registro da atividade 5 e 6 e no editor de apresentação de slides, preparar uma apresentação no formato hipermídia, imagem e som, e postar a atividade.
Essa unidade foi encerrada nas atividades 10 e 11, era o momento de analisar as apresentações de cada grupo. Após assistir as apresentações dos outros grupos, deveríamos acessar o Fórum: Avaliação. Essa análise deveria ser bem realizada e deixar comentários construtivos para que os grupos pudessem melhorar o seu trabalho.


Unidade IV



A maioria das pessoas enxergam o mundo como ilusões, algumas outras enxergam a realidade, mas apenas os sábios tem a capacidade e vontade de transformar.


O final se aproxima. Será um alívio, mas já sinto saudades.
Na atividade 1 desse módulo era para ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema:“Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. E considerando as questões para reflexão, identificar as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem.
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? Será que haverá mudanças em nossa atuação docente? O que mudará na aprendizagem do aluno? Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte? Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Baseado nesses questionamentos, era para elaborar uma síntese construindo argumentos sobre as diferentes formas do aluno aprender e enumerar também as possíveis mudanças de estratégias de ensino, e postar no diário de Bordo.
Na atividade 2, cada participante deveria explicar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação que poderia trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Em seguida, entrar no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias” e dar sua contribuição. As atividades 1 e 2 foram realizadas no encontro presencial.
Com a atividade 3/4/5, nos foi proposto acessar o Portal do Professor e conhecer alguns projetos que envolva o uso das tecnologias e favoreça a autoria do aluno. Em seguida, elaborar um Plano de Aula para o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos com o uso de tecnologias conforme roteiro disponível no Portal do Professor. No final essa atividade deveria ser postada na biblioteca.
Na atividade 6, após desenvolver o plano de aulas, tínhamos que registrar no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” as atividades desenvolvidas pelos alunos, estratégias e conhecimentos, atitudes e habilidades mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas. Cada cursistas deverá fazer o seu comentário individual, dos registros feitos pelos líderes dos grupos. Com o objetivo de trocar de experiências do desenvolvimento do plano de aulas. Caso receba alguma dica interessante, que possa enriquecer o projeto, esse projeto poderá ser reelaborado e postado novamente. Finalizando, o plano de aula deveria ser inserido no Portal do professor.
A atividade 7 iniciava após a leitura dos artigos encontrados nos links abaixo:
Em seguida, apontar as idéias principais: O que é currículo? Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? E deixar comentários no fórum: “Conceito_Curriculo e TIC”.
Finalizando, na atividade 8, o objetivo era navegar no Portal do professor, na opção Interação e Colaboração, e explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: Chat, blogs, seminário on-line e inovações interativas. Fazer um relato de experiência com projeto usando tecnologia no currículo na área intitulada “Relato de Experiências”. Também ler os Relatos postados nessa área, verificar se existem outros relatos a respeito do desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e comentar aqueles que mais me chamaram a atenção.


Ficou demais!
No dia 28/09 foi realizado o último encontro presencial. Nós apresentamos os trabalhos e realizamos uma avaliação sobre o curso.
É claro que não poderíamos deixar de homenagear nossa tutora Maria Melo do NTE de Três Lagoas. Após o encontro presencial do noturno, realizamos uma confraternização na residência da Diretora da APAE Maria Amélia. Foi um momento muito agradável de descontração e homenagens. Confira nas fotos!
Observação: Só não contávamos com tanta chuva, mas mesmo assim VALEU!

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