quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atividade 3.2 Explorar vídeos, arquivos de som e imagem.

RELATO DO CURTA: MINHOCAS.

Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. O dilema do questionamento, enfrentado por pais e filhos, é o assunto dessa família de minhocas, na qual o Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?

"Se você reparar, as crianças fazem perguntas incríveis para conhecer melhor o mundo. Uma delas é: ''Quem inventou as palavras?''. Há outras boas: ''Gato podia chamar cavalo e cavalo chamar gato? Por que canteiro chama canteiro? Devia chamar planteiro, que é onde ficam as plantas! Por que a chuva cai aos pinguinhos e não toda de uma vez? Se na Arca de Noé havia leões, por que eles não comeram os cabritos?'' E por aí vai. Elas estão fazendo perguntas interessantes, mas as respostas não se encontram nos programas."

Vivemos hoje a chamada era da informação. Nesse contexto, deveríamos preparar nossos alunos para aprender a aprender, para que saibam selecionar informações e transformá-las em conhecimento. Para tal deveríamos negar o reprodutivismo, a "decoreba".

Como o curta MINHOCA apresenta a discussão sobre o que fazer com a curiosidade desmedida das crianças, pode ser um ótimo disparador para boas questões, para atividades de olhar o mundo com desejo de conhecê-lo, assim como a pequena minhoca do filme.

Nenhum comentário: