terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividade 4.3/4/5 Plano de Aula

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 4 – atividades: 4.3/ 4.4 / 4.5
Alun(o)a: Dilna Aparecida Rufino de Queiroz
Lucimara Andrade Delmondes
Maria Amélia Alves Mendes de Souza
Moralda Mariana da Silva
Neuzimar Araújo Magri da Cruz
Silvana Cristina Soares


VIVENDO A EXPERIÊNCIA TEATRAL: SONHEI COM UM BRASIL MELHOR!
Autores:

Dilna Aparecida Rufino de Queiroz, Lucimara Andrade Delmondes, Maria Amélia Alves Mendes de Souza, Moralda Mariana da Silva, Neuzimar Araújo Magri da Cruz e Silvana Cristina Soares.

Inocência – MS
Centro de Educação Profa Alanira Benedita de Carvalho Brito.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Componente Tema
Ensino Curricular

Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Como vivenciar a experiência
dos jogos teatrais.
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como compreensão e
representação da realidade.

Dados da Aula.

O que o aluno poderá aprender com essa aula.

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais, uma vez que o ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade.
O teatro é, por excelência, a arte do homem; exigindo dele sua presença de forma completa: corpo, fala, gesto; manifestando a necessidade de expressão e comunicação. Fazer uma reflexão sobre os problemas sociais do país.

Duração das atividades

Cinco aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios
Os alunos precisam ter conhecimentos sobre o teatro, tais como: espaços do teatro, funções desses espaços, personagens, características dos personagens, trabalho em grupo, expressão corporal. Esses conhecimentos serão repassados para os alunos, através do ensaio, pois já são familiarizados com o teatro, assistindo apresentações de peças teatrais.

Estratégias e recursos da aula.

1º momento:
Audição e estudo da letra da música: Sonhei (Wagner Roberto). Reflexão sobre os questionamentos apresentados na letra: Qual é o país do nosso sonho?

2º momento:
Confecção dos espaços do teatro pelos próprios alunos, através de recorte e colagem: O Brasil que a gente não quer e o Brasil que a gente sonha, e realizar a montagem do painel de fundo. No próximo cenário, montagem de um painel com cenas de violência e um mosaico da Bandeira do Brasil.

3º momento:
Ensaio para definir os personagens e as características de cada um.

4º momento:
Os alunos representarão. Com a música de fundo, os alunos inicialmente encontram-se em um cenário de violência (o Brasil que a gente não quer) e encenarão vários aspectos de violência como: crianças na rua, mendigos, alcoolismo, drogas etc. A seguir aparece um anjo que os salva ( o Brasil que a gente sonha) levando-os para um cenário com mesa farta para todos os brasileiros e mensagens de otimismo: esperança, fé, igualdade, amor, justiça, paz, felicidade etc.
Todo esse processo deve ser filmado e fotografado, para registro em slides e montagem de um filme que será apresentado para todos os alunos. Finalizando, serão acrescidos ao trabalho, depoimentos dos alunos sobre o projeto.

Recursos Complementares.

Música: Sonhei de Wagner Roberto.
http://cantinholudicodagre.blogspot.com
Manual de arte educação. Uma dinâmica para o desenvolvimento. Um olhar especial. Federação Nacional das APAES. Brasília 1999.


Avaliação

Ao final destas aulas, o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:
• Participar da vivência dos jogos teatrais.
• Articular entre as expressões corporal, plástica e sonora.
• Registrar as vivências realizadas através de atividades e filmagem (entrevista).

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostaei muito dessa ideia parabens.

Mateus aluno do 6 ano b pro fessora me lembre de me agra decer na sala de aula nao esqueça.

Danielly disse...

sou da danny do 6 ano b gostei da sua ideia prof

Anônimo disse...

eu nao gostei um pouco dessa ideia maluca ve se coloca juiso na cabeça prof lucimara aluno Daniel 6ano B.

lilica ripilica disse...

Olá gostei muito do blog muito criativo.

Anônimo disse...

sempre acesso seu blog afinal ele e uns dos melhores que já conheci

neuzete santos disse...

neuzete

gostei e muito interessante vou fazer com a musica o que e o que e de Gonzaguinha com os alunos da instituição caxixi onde trabalho com jovens especiais.beijo e até a proxima