quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Unidade 2 - Atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 2 – atividade 2.7
Alunas: Lucimara Andrade Delmondes
Silvana Cristina Soares


Registro digital da experiência.

O projeto foi desenvolvido no Centro de Educação “Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito”, com os alunos de Educação Especial, das seguintes turmas: A, B e C. Participaram 20 alunos, as aulas foram planejadas e ministradas pelas professoras Lucimara e Silvana Cristina.
Inicialmente usamos elementos de contagem para trabalhar a quantificação, em seguida realizamos o treinamento da escrita dos números.
Em uma próxima etapa realizamos um jogo de boliche no qual os alunos, ao derrubar cada garrafa, tinham que dizer qual algarismo foi derrubado e realizar a contagem do mesmo.
Posteriormente foi confeccionada uma atividade, em uma folha de papel A4, com desenhos e a representação dos números, cada aluno recebeu uma folha e realizou sua atividade.
Continuando, na sala de informática, devido os nossos alunos terem necessidades especiais, ficou impossível que eles mesmos montassem a atividades com link. Então decidimos montar no Power Point, orientado pela diretora Maria Amélia, uma atividade inserindo todos os trabalhos realizados pelos alunos.
Cada aluno foi desafiado a encontrar a atividade que realizou e fazer a contagem da quantidade de desenhos que foi colorido por ele, ao em cada atividade foi colocado um link, que ao clicar entrava em um JOGO, que tinha como objetivo estimular de forma criativa que os alunos realizassem contagens com diferentes elementos.
Não tivemos problemas com o computador ao realizar a atividade, tudo transcorreu da melhor maneira possível.
Os alunos adoraram, os resultados obtidos foram surpreendentes, eles desenvolveram com entusiasmo e interesse, superando os nossos objetivos, ficamos muito emocionadas com a atenção e emoção da aluna Karla, deficiente física (cadeirante), ao realizar a atividade, ela conseguiu relacionar a contagem dos peixinhos ao barulho das bolhas que estouravam. A cada saída do peixe, era um sorriso estridente.
Sobretudo, aprendemos muito com esta aula, que não importa a deficiência do ser humano, mas a capacidade de querer aprender.
A parte tecnológica tem que ser inserida como um complemento em nossas aulas, através de projetos que estimulam a aprendizagem. As mudanças acontecem quando realmente o professor ama a sua profissão, dedicando-se ao máximo na aprendizagem de seus alunos.
Pensamento: “Os que trabalham com as mãos, são apenas trabalhadores, os que trabalham com a cabeça são profissionais, os que trabalham com as mãos, cabeça e coração são artistas.”
Vamos então ser artistas todos os dias na nossa profissão?

Nenhum comentário: