MARIA AMELIA ALVES MENDES DE SOUZA Sep 22 2009 03:44:16:000PM
Semana da Pátria
Atividade Desenvolvida pela equipe pedagógica da APAE de Inocência-MS
Dilna Aparecida Rufino de Queiroz
Lucimara Andrade Delmondes
Maria Amélia Alves Mendes de Souza
Moralda Mariana da Silva
Neuzimar Araújo Magri da Cruz
Silvana Cristina Soares
VIVENDO A EXPERIÊNCIA TEATRAL: SONHEI COM UM BRASIL MELHOR!
Dados da Aula.
O que o aluno poderá aprender com essa aula.
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais, uma vez que o ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade.
O teatro é, por excelência, a arte do homem; exigindo dele sua presença de forma completa: corpo, fala, gesto; manifestando a necessidade de expressão e comunicação. Fazer uma reflexão sobre os problemas sociais do país.
Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios
Os alunos precisam ter conhecimentos sobre o teatro, tais como: espaços do teatro, funções desses espaços, personagens, características dos personagens, trabalho em grupo, expressão corporal. Esses conhecimentos serão repassados para os alunos, através do ensaio, pois já são familiarizados com o teatro, assistindo apresentações de peças teatrais.
Estratégias e recursos da aula.
1º momento:
Audição e estudo da letra da música: Sonhei (Wagner Roberto). Reflexão sobre os questionamentos apresentados na letra: Qual é o país do nosso sonho?
2º momento:
Confecção dos espaços do teatro pelos próprios alunos, através de recorte e colagem: O Brasil que a gente não quer e o Brasil que a gente sonha, e realizar a montagem do painel de fundo. No próximo cenário, montagem de um painel com cenas de violência e um mosaico da Bandeira do Brasil.
3º momento:
Ensaio para definir os personagens e as características de cada um.
4º momento:
Os alunos representarão. Com a música de fundo, os alunos inicialmente encontram-se em um cenário de violência (o Brasil que a gente não quer) e encenarão vários aspectos de violência como: crianças na rua, mendigos, alcoolismo, drogas etc. A seguir aparece um anjo que os salva ( o Brasil que a gente sonha) levando-os para um cenário com mesa farta para todos os brasileiros e mensagens de otimismo: esperança, fé, igualdade, amor, justiça, paz, felicidade etc.
Todo esse processo deve ser filmado e fotografado, para registro em slides e montagem de um filme que será apresentado para todos os alunos. Finalizando, serão acrescidos ao trabalho, depoimentos dos alunos sobre o projeto.
Avaliação
Ao final destas aulas, o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:
• Participar da vivência dos jogos teatrais.
• Articular entre as expressões corporal, plástica e sonora.
• Registrar as vivências realizadas através de atividades e filmagem (entrevista).
Algumas alterações foram feitas nesse projeto. Foi acrescida uma explicação mais detalhada das atividades e também depoimentos dos alunos, falando do país que eles sonham.
Caso alguém tenha mais sugestões , não deixe de opinar.
Eloisa Elena de Moura Santos Oliveira Sep 20 2009 06:28:15:000PM
Eloisa, Vanusa e Regina
Olá colegas, não sabemos se ficou correto, mas eis aí a nossa contribuição!
Atividades desenvolvidas pelos alunos
· Coleta do lixo produzido pela escola no período de um dia;
· Pesquisa sobre o tempo de decomposição do lixo conforme seu material em sites, livros e revistas;
· Socialização e debate sobre a pesquisa;
· Produção de poemas no editor de texto com imagens pesquisadas na Internet;
· Entrevista com homens que trabalham no “lixão” do nosso município;
· Produção de vídeos e apresentação para a comunidade escolar, pais e representantes da sociedade.
Estratégias e conhecimentos
Conversa informativa sobre o impacto causado pelo lixo no meio ambiente;
Apresentação do vídeo “Ilha das Flores”;
Observação da quantidade de lixo produzido na escola por um dia;
Informação sobre o destino do lixo do nosso município;
Visita no depósito do lixo do município;
Elaboração de questões para entrevista;
Apresentação de poemas sobre o meio ambiente;
Atitudes e habilidades
Percepção da quantidade exagerada do lixo e da desnecessidade de muitos;
Conscientização de que, o que é considerado lixo para alguns é dinheiro ou alimento para outros;
Conhecimento de que parte do lixo gerado pelo município ( papel, metal, vidro e plástico) é separado e doado para reciclagem;
Conhecimento sobre o tempo de decomposição de cada material;
Conscientização da importância de ações que possam resolver à problemática do lixo e a necessidade do envolvimento que os cidadãos precisam ter.
Tecnologias e mídias utilizadas
Computador;
Internet;
Vídeo;
Máquina digital;
Áudio.
Abraço... Aguardamos sugestões.
Gostei muito do Plano de Aula de vocês! Ele tem tudo para ser um sucesso!! Que tal tentar mobilizar outros professores para estender esse trabalho às outras turmas?
Seria também uma oportunidade, para depois dessa aula, apresentar o Projeto Natal na Cidade Romance, que acontecerá no nosso município. Nesse projeto, eles poderão colocar em prática as lições que aprenderam e contribuir na arrecadação de material reciclável para ser feita a decoração natalina.
Tenho certeza que depois dessa aula, a consciência de preservação brotará nos corações dos pequeninos
Nenhum comentário:
Postar um comentário