quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Unidade 1 - Atividade 1

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Alun(o)a: Lucimara Andrade Delmondes.


Aprender sempre.

Minha primeira graduação foi em Pedagogia, trabalhar com alunos das séries iniciais sempre foi minha paixão e sempre busquei recursos para melhorar a minha prática pedagógica, oferecendo aos meus alunos minha máxima dedicação.
Reconheço que um profissional da educação deve estar em constante aprendizado, tentando buscar novos conhecimentos, hoje também sou graduada em Letras e estou trabalhando com a disciplina de Língua Portuguesa, um novo desafio, pois os alunos são mais críticos, conseguem expor claramente suas ideias, argumentar... Tiro proveito desses ensinamentos que recebo para estar sempre buscando novos conhecimentos.
Além disso, procuro manter-me informada, ler, pesquisar, trocar ideias com colegas de profissão, participar de capacitações...
Assistindo ao vídeo “Debate com especialistas”, foi feita uma citação que se encaixa perfeitamente ao meu perfil enquanto profissional da educação, “Só aprendo na medida em que vou ensinado, vou ensinando na medida em que vou aprendendo”. (Paulo Freire).
Os processos de aprendizagem na escola, apesar de ocorrerem lentamente, estão mudando e uma educação de qualidade somente ocorrerá se tiver significado para os alunos. Estamos inseridos em uma sociedade na qual as informações e também as tecnologias estão evoluindo rapidamente, e não podemos dispensar a ajuda desses recursos.
O que devemos ensinar aos nossos alunos para que consigam viver na sociedade do futuro?
Não temos como saber, por isso a necessidade de formarmos cidadãos que reconheçam a necessidade de serem eternos aprendizes. Mas para mudar a forma de aprender dos alunos, faz-se necessário mudar a forma de ensinar dos professores.
O professor deve interagir com seus alunos, ouvir suas ideias e reconhecer que o professor também aprende muito trocando experiências, buscar recursos para melhorar sua prática pedagógica, me sinto como uma profissional assim, aberta para novas mudanças, sem receio de aceitar os novos desafios, pois sei que a recompensa pelo esforço será gratificante.

Nenhum comentário: