quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Unidade 1 - Atividade 5

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 5
Alun(o)a: Lucimara Andrade Delmondes



Fonte de pesquisa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Ensino Fundamental Inicial.
Artes – Ética – Pluralidade Cultural – Saúde.
Professora Juliana Gomes de Souza Dias – Curitiba-PR - Secretaria Estadual de Educação. Co-autor Ezequiel Menta.


A vida em trânsito.

A professora utilizou como tema de sua aula o trânsito, visando despertar nos alunos a consciência que devemos ter no trânsito para um bom convívio em sociedade, não esquecendo também de trabalhar a questão das interpretações que devemos fazer no trânsito (trabalhou a diferença entre ícone, índice e símbolo).
Esse assunto é muito trabalhado nas escolas, e utilizando recursos simples, mas de maneira objetiva, tenho certeza que ela conseguiu transmitir a seus alunos o que realmente queria.
Iniciou através de um debate ressaltando a importância dos meios de transporte em nossa vida. Em seguida utilizou como recurso, uma música e a letra dela, para trabalhar algumas expressões e com isso fez os alunos relacionarem as mesmas com o cotidiano de cada um.
Os passos seguintes utilizados foram: uma pesquisa sobre sinais de trânsito e que ao retornar os alunos fizeram uma apresentação sobre a pesquisa feita, acessaram um jogo encontrado no portal do professor denominado “Trânsito legal” e com ele aprenderam a organizar o trânsito de uma cidade e para concluir foi solicitada uma redação que tinha por objetivo relatar os conhecimentos adquiridos.
Em resumo, os recursos por serem bastante diversificados, podem ter estimulado os alunos numa aprendizagem significativa.
O critério para avaliar que ela utilizou também achei muito interessante, pois ela propõe construir junto com a turma os critérios de avaliação, para que todos fiquem cientes da forma como serão avaliados. Com os critérios estabelecidos ela confeccionou uma tabela para tornar fácil o entendimento dos alunos quanto aos resultados obtidos.
Tranquilamente utilizaria com meus alunos esse planejamento.

Nenhum comentário: