quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Unidade 2 - Atividade 1-2 A/B

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade 2.1/2AeB.
Alun(o)a: Lucimara A. Delmondes.


História em quadrinhos.

A revista em quadrinhos, como é chamada no Brasil, ou "comic book" como é predominantemente conhecida nos Estados Unidos, é o formato comumente usado para a publicação de histórias do gênero, desde séries românticas aos populares super-heróis.
Entre os elementos de linguagem, além do balão, podem ser destacados: o uso de sinais gráficos convencionados (como as onomatopéias para a tradução dos sons, pequenas estrelas sobre a cabeça de um personagem indicando dor ou tontura, o próprio formato do balão pode indicar o volume ou tom da fala e até mesmo informar que se trata de um pensamento); uso da "calha" para separar um quadro de outro e estabelecer um sentido de evolução no tempo entre as cenas representadas; uso de cartelas ou recordatórios para estabelecer uma "voz do narrador" dentro da história; e o uso de diagramação versátil dos quadros, de acordo com a necessidade dramática de cada cena, entre outros.

Essa página chamou minha atenção pois contém muitas informações sobre o assunto como: histórico, denominações etc. E também há vários hiperlinks para enriquecer ainda mais o assunto. Quando trabalhamos esse gênero textual com os alunos, eles ficam bastante motivados. Pois através de uma linguagem simples, fácil de entender, e com recursos visuais que despertam a atenção do leitor, conseguimos atingir os objetivos propostos facilmente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/História_em_quadrinhos



Textos publicitários.

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
O Branding é considerado um trabalho de marca. É como se criasse uma imagem para ser reconhecida por todo o mercado, de forma que o público a consiga identificar e apreciar. Ao criarmos e gerirmos uma marca, estamos a potenciar o valor do produto e da empresa dona da marca. Trata-se não só de identificar e diferenciar o produto ou empresa, mas também gerar uma expectativa de qualidade de imagem que vai trazer grande notoriedade.
Em 2000, a publicidade brasileira se mantém entre as quatro mais premiadas no Festival Internacional de Propaganda de Cannes - um dos principais no exterior - e consolida-se como uma das mais importantes do mundo.
As formas de publicidade mais utilizadas no país são anúncios, outdoors, propaganda em ônibus (busdoor), marketing direto, patrocínios e merchandising.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade

Sobre esse assunto as informações encontradas foram ainda maiores. A quantidade de hiperlinks é surpreendente. Vários segmentos da sociedade já estão utilizando esse recurso para divulgar algo, pois um texto publicitário bem elaborado traz grandes resultados. Os alunos adoram trabalhar com esse tipo de texto, e analisar a criatividade dos publicitários.



Conclusão:

O hipertexto é de forma simples uma grande teia, trata-se de um texto em formato digital e nele é agregado várias informações como: blocos de textos, palavras, sons e imagens. Possui a função de interconectar diversos conjuntos de informações com o objetivo de complementar o texto original.
Navegar em um hipertexto possui várias vantagens, pois partindo de um texto original você consegue encontrar informações complementares, e nesta, também seguir para outras informações. Com isto o volume de informações encontradas é muito grande.
Mas navegar em um hipertexto também requer atenção, pois se você ir entrando em vários hiperlinks ramificados em outros hiperlinks, você pode perder o foco principal de sua pesquisa, e não conseguir voltar para o texto original.

Nenhum comentário: