segunda-feira, 12 de julho de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Produzindo texto.

Realizamos uma oficina de produção de texto nos sétimos anos através da leitura do livro abaixo. Posteriormente a leitura, os alunos fizeram uma narração do conto: "Sim, Eu Posso" de Décio de Oliveira Vieira. Esse conto será utilizado por adequar-se ao nosso Referencial Curricular abordando o assunto: discriminação e preconceito.

Parabéns pela dedicação!!!


Somente assim os textos produzidos por vocês ficarão cada vez melhores.


Mas um parabéns especial para as alunas que fizeram os textos a seguir:

*************************************************************************************

O conto narra a história de uma moça que sonhava em casar com seu namorado Rafa, mas o pai da menina era contra e a mãe do menino também.
A menina sonhava em provar para o pai que ela ia arrumar um trabalho decente e que o racismo não existia, mas ela não conseguiu.
Ela foi vendo a realidade, que no shopping Center, escritórios, mercados e lojas não contratavam pessoas negras, as pessoas deixavam os currículos, mas ninguém contratava porque era negra.
Ela não se casou com Rafa, ele a abandonou porque ela estava grávida e porque ele também tinha preconceito em relação a ela.
Nátaly.
**************************************************************************************

O conto narra a história de uma moça que se chamava Clara, ela namorava um menino chamado Rafa. Clara tinha seu pai Bequimão e sua mãe.
Seu pai vivia falando de preconceito, Clara não acreditava no seu pai, pensava que não existia preconceito. Ela gostaria de casar com Rafa, sonhava com vestido branco, mas a mãe do Rafa e o pai de Clara não gostavam da ideia. A moça começa ir a escritórios, shopping e começa ver que todas as pessoas negras não eram contratadas para trabalhar nesses lugares, ela só via gente branca.
Clara começa a enxergar o mundo em que vivemos, ela descobre o preconceito que tem nas cidades.
Aos poucos Clara descobre que seu pai estava certo e ela errada. Foi num belo dia que Clara engravida de Rafa e resolve contar a ele, desde aquele dia ela não vê mais Rafa. Bem que o seu pai disse, o preconceito está por aí.
Thaís Fernandes

**************************************************************************

O conto narra a história de uma moça que era negra e que começou a namorar um rapaz branco chamado Rafa. Seu pai era contra o casamento porque na cidade havia muito preconceito, por isso era difícil arrumar um bom emprego para negros, mas ela insistia e um dia iria provar que isso não era verdade. Depois de alguns dias ela percebeu que tudo que seu pai dizia era verdade. No banco negros não conseguiam emprego, no shopping não havia vendedor negro, afinal era muito difícil encontrar um negro em um bom emprego. Quando a moça contou para Rafa que estava grávida ele a largou. Todo curso que ela fazia tirava as melhores notas, mas por ser negra não conseguia um bom emprego aí que ela foi ver que o seu pai tinha toda razão, na cidade havia mesmo preconceito com as pessoas negras.

Taislainy

*************************************************************************************

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Trabalhando com música.

Utilizei a música "Racismo é burrice" do Gabriel Pensador para realizar uma atividade de Produção e Interpretação.
Os alunos assistiram ao vídeo na sala de aula através do datashow e em seguida realizaram as atividades.





Para você, essa música ajudou a refletir sobre o assunto?
O que você achou dela?
Assista novamente o video e deixe seu comentário!!




quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arraiá da Bucaina.



Prestigiem o II Arraiá da Bucaina que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho no recinto da Cofapi.


E não deixem de prestigiar o Rancho da Apae e o Ranchão do Hexa da Escola João Pereira Valim.


A festança vai ser boa!!!!!




terça-feira, 22 de junho de 2010

Peça teatral: Chapeuzinho Vermelho.

A aula diferenciada em forma de teatro ficou muito interessante. Alguns alunos ficaram inibidos pois neste ano foi a primeira vez que realizamos uma atividade assim, mas o resultado foi ótimo. Aproveitamos para analisar os elementos de um texto narrativo baseado na apresentação.
Parabéns a todos os grupos pela dedicação!!!
Vocês são demais!!!!!










quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vamos nessa BRASIL!!!!!!


Hoje será realizado o show de abertura da Copa do Mundo 2010. Nossa escola já está decorada e preparada para torcer muito por nossa seleção. Estamos enviando energias positivas para que o HEXA torne-se realidade.

Boa sorte BRASIL!!!!







quarta-feira, 9 de junho de 2010

Carta escrita no ano 2070.

Procurando despertar a reflexão sobre suas próprias atitudes no que diz respeito a preservação do ambiente em que vivem utilizei um video da Carta escrita no ano 2070, um texto publicado na revista "Crônicas de los Tiempos", de Abril de 2002.










Após assistirem o video fiz o seguinte questionamento: O que você está fazendo para tornar 2070 realidade?

Vários alunos disseram que não estão contribuindo, que ajudam a preservar o meio ambiente. Então mostrei algumas fotos que tirei da escola e das salas de aula mostrando o lixo deixado por eles, desperdício de água, paredes sujas...
As fotografias fizeram eles realmente pensarem nas suas atitudes. Concluindo a aula foi solicitado uma dissertação com o tema: O que estou fazendo para que o ano 2070 seja real.



O jornal como apoio pedagógico.

O jornal pode ser muito útil nas aulas de Língua Portuguesa. Ótimas produções e interpretações de texto poderão ser elaboradas tendo como apoio esse recurso. A notícia abaixo despertou muito o interesse dos alunos, a interpretação e posteriormente a produção textual possibilitou a reflexão dos alunos e com isso permitiu que cada um ficasse de um lado da situação baseado nos seus próprios argumentos.

Comentário deixado na pasta de leitura feito pela aluna Beatriz do 7° ano A:

"Eu concordo com a justiça, pois isso é uma burrice. Se o pai da criança ouviu o nome em algum lugar e achou interessante até dá, mas pode não ser um nome que vai ajudar na futura carreira de seu filho. O nome pode tornar seu próprio filho um motivo de zombaria, de chacota, pode trazer algum dano ao tirar carteira de motorista, CPF e muitas outras coisas. Então quando for escolher um nome para seu filho pare e pense com calma, tente ver no que esse nome ajudará na futura carreira de seu (sua) filho (a)".

16.gif


terça-feira, 8 de junho de 2010

Material de uso social.

Essa atividade proposta pelo PDE está sendo ótima para trabalhar com os alunos. Com a utilização desse material na nossa prática pedagógica ocorre um estímulo maior dos alunos pois percebem o vínculo entre as atividades escolares e extra-escolares.


A seguir vocês podem ver alguns anúncios publicitários que utilizei na aula para interpretação e produção textual. Eles reforçam a importância que devemos dar à preservação do nosso meio ambiente, da nossa casa maior que é o planeta Terra.



Produção e interpretação de texto.

Utilizando como recurso o datashow na sala de tecnologia, mais uma ação do PDE foi desenvolvida. O conteúdo a ser trabalhado era os textos publicitários, então elaborei uma apresentação no powerpoint esclarecendo algumas características desse tipo de texto. Depois aproveitei alguns anúncios publicitário que encontrei e foi desenvolvida uma atividade de interpretação e produção no word. Os anúncios que encontrei tinham como tema a preservação do meio ambiente e aproveitei também para trabalhar o projeto: "Sementes do futuro" que está acontecendo no nosso município cujo foco principal é justamente a preservação dos nossos recursos naturais.







segunda-feira, 7 de junho de 2010

História em quadrinhos - sugestão de atividade.

Uma atividade que meus alunos adoraram foi escrever a história baseado nas imagens. Dei como desafio que cada aluno criasse a sua história, depois de um tempo cada aluno leu para a sala a história que tinha criado. Nesse momento é importante verificar se o desenho corresponde ao texto criado.


Somente depois que todos fizeram a leitura é que li a história original do Maurício de Souza. Os alunos gostaram muito e se divertiram pois o texto original era bem criativo.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Oficina - história em quadrinhos 2010.

A oficina de história em quadrinhos terá continuidade nesse ano na disciplina de Produção Interativa e deverá ser realizado projetos bimestrais. Iniciamos esse ano a partir da observação das características desse tipo de texto: os códigos verbais e não-verbais, os sinais gráficos, onomatopéias, mas principalmente o uso e os tipos de balões usados nas falas dos personagens. O uso da sala de tecnologia estimulou bastante os alunos nessa etapa.
O próximo passo foi desenvolver uma atividade para praticar o uso dos vários tipos de balões e relacionar às expressões faciais dos personagens.



Confiram a seguir a realização da atividade com balões, utilizando recorte de revistas:



Dia das Mães.




Na escola JPV as mães foram homenageadas com várias apresentações como: poesias, danças, músicas, teatro, sorteio de brindes e também uma pequena lembrança. Cada professor conselheiro organizou a lembrança da sua sala.

A que preparei para meus alunos foi simples, mas feita de coração. Cada aluno escreveu um recadinho especial às suas mães e colocaram no envelope que acompanhava a lembrança.




JOGOS.

Mais uma ação do PDE foi desenvolvida, desta vez o objetivo era realizar uma aula diferenciada com jogos pedagógicos para aprimorar o raciocínio dos alunos na aula de Língua Portuguesa.

Jogo: desafio ortográfico – acentuação.

O conteúdo trabalhado foi as regras de acentuação gráfica. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo pesquisou no dicionário palavras acentuadas, formando um banco de palavras. A cada rodada do jogo um grupo escolhia um aluno do próximo grupo, este deveria escrever corretamente a palavra na lousa. Se a palavra estivesse correta o seu grupo ganharia um ponto, caso contrário o ponto iria para o grupo que desafiou. Mas não era somente escrever a palavra, cada aluno deveria também explicar qual era a regra que permitia o acento naquela palavra, com isso tinha a chance de ganhar mais um ponto ou dar outro para a equipe que desafiou caso esta também conseguisse explicar a regra.
No final do jogo os registros foram feitos no caderno.
A turma adorou!


Projeto de incentivo à leitura. Ação PDE.


Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor e realizar mais uma ação do PDE, estou desenvolvendo com meus alunos do 7º ano um projeto de incentivo a leitura. O projeto visa desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório linguístico, incentivar a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura.

Por meio da utilização de uma pasta, juntamente com um material de leitura e um caderno de registro, os alunos realizarão a leitura e posteriormente farão um registro sobre a mesma. No final de aproximadamente duas semanas, após todos os alunos lerem, será escolhido alguns alunos para realizar uma apresentação oral do material de leitura. Após essa apresentação, o projeto terá continuidade com a escolha de um novo material para leitura.

O texto escolhido para iniciar o projeto tem como tema principal o Bulling. A leitura terá também como objetivo alertar os alunos sobre esse comportamento que jamais deveria acontecer.





Após a leitura a aluna Mônica do 7º ano A deixou o seguinte registro:

"Eu achei interessante os depoimentos dos alunos, pois com esses depoimentos podemos ver como as pessoas se sentem quando vítimas do Bulling e evitam discriminar os colegas. Bulling é muito chato porque eu tenho certeza que ninguém gosta de ser discriminado, apelidos como: chato, gordo, nerd, burro, anta... não agradam ninguém.
Se cada um de nós fizermos a nossa parte pode ter certeza que o Bulling acabaria. Não podemos deixar de denunciar pois Bulling é um crime."