quinta-feira, 1 de julho de 2010

Trabalhando com música.

Utilizei a música "Racismo é burrice" do Gabriel Pensador para realizar uma atividade de Produção e Interpretação.
Os alunos assistiram ao vídeo na sala de aula através do datashow e em seguida realizaram as atividades.





Para você, essa música ajudou a refletir sobre o assunto?
O que você achou dela?
Assista novamente o video e deixe seu comentário!!




quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arraiá da Bucaina.



Prestigiem o II Arraiá da Bucaina que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho no recinto da Cofapi.


E não deixem de prestigiar o Rancho da Apae e o Ranchão do Hexa da Escola João Pereira Valim.


A festança vai ser boa!!!!!




terça-feira, 22 de junho de 2010

Peça teatral: Chapeuzinho Vermelho.

A aula diferenciada em forma de teatro ficou muito interessante. Alguns alunos ficaram inibidos pois neste ano foi a primeira vez que realizamos uma atividade assim, mas o resultado foi ótimo. Aproveitamos para analisar os elementos de um texto narrativo baseado na apresentação.
Parabéns a todos os grupos pela dedicação!!!
Vocês são demais!!!!!










quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vamos nessa BRASIL!!!!!!


Hoje será realizado o show de abertura da Copa do Mundo 2010. Nossa escola já está decorada e preparada para torcer muito por nossa seleção. Estamos enviando energias positivas para que o HEXA torne-se realidade.

Boa sorte BRASIL!!!!







quarta-feira, 9 de junho de 2010

Carta escrita no ano 2070.

Procurando despertar a reflexão sobre suas próprias atitudes no que diz respeito a preservação do ambiente em que vivem utilizei um video da Carta escrita no ano 2070, um texto publicado na revista "Crônicas de los Tiempos", de Abril de 2002.










Após assistirem o video fiz o seguinte questionamento: O que você está fazendo para tornar 2070 realidade?

Vários alunos disseram que não estão contribuindo, que ajudam a preservar o meio ambiente. Então mostrei algumas fotos que tirei da escola e das salas de aula mostrando o lixo deixado por eles, desperdício de água, paredes sujas...
As fotografias fizeram eles realmente pensarem nas suas atitudes. Concluindo a aula foi solicitado uma dissertação com o tema: O que estou fazendo para que o ano 2070 seja real.



O jornal como apoio pedagógico.

O jornal pode ser muito útil nas aulas de Língua Portuguesa. Ótimas produções e interpretações de texto poderão ser elaboradas tendo como apoio esse recurso. A notícia abaixo despertou muito o interesse dos alunos, a interpretação e posteriormente a produção textual possibilitou a reflexão dos alunos e com isso permitiu que cada um ficasse de um lado da situação baseado nos seus próprios argumentos.

Comentário deixado na pasta de leitura feito pela aluna Beatriz do 7° ano A:

"Eu concordo com a justiça, pois isso é uma burrice. Se o pai da criança ouviu o nome em algum lugar e achou interessante até dá, mas pode não ser um nome que vai ajudar na futura carreira de seu filho. O nome pode tornar seu próprio filho um motivo de zombaria, de chacota, pode trazer algum dano ao tirar carteira de motorista, CPF e muitas outras coisas. Então quando for escolher um nome para seu filho pare e pense com calma, tente ver no que esse nome ajudará na futura carreira de seu (sua) filho (a)".

16.gif


terça-feira, 8 de junho de 2010

Material de uso social.

Essa atividade proposta pelo PDE está sendo ótima para trabalhar com os alunos. Com a utilização desse material na nossa prática pedagógica ocorre um estímulo maior dos alunos pois percebem o vínculo entre as atividades escolares e extra-escolares.


A seguir vocês podem ver alguns anúncios publicitários que utilizei na aula para interpretação e produção textual. Eles reforçam a importância que devemos dar à preservação do nosso meio ambiente, da nossa casa maior que é o planeta Terra.



Produção e interpretação de texto.

Utilizando como recurso o datashow na sala de tecnologia, mais uma ação do PDE foi desenvolvida. O conteúdo a ser trabalhado era os textos publicitários, então elaborei uma apresentação no powerpoint esclarecendo algumas características desse tipo de texto. Depois aproveitei alguns anúncios publicitário que encontrei e foi desenvolvida uma atividade de interpretação e produção no word. Os anúncios que encontrei tinham como tema a preservação do meio ambiente e aproveitei também para trabalhar o projeto: "Sementes do futuro" que está acontecendo no nosso município cujo foco principal é justamente a preservação dos nossos recursos naturais.







segunda-feira, 7 de junho de 2010

História em quadrinhos - sugestão de atividade.

Uma atividade que meus alunos adoraram foi escrever a história baseado nas imagens. Dei como desafio que cada aluno criasse a sua história, depois de um tempo cada aluno leu para a sala a história que tinha criado. Nesse momento é importante verificar se o desenho corresponde ao texto criado.


Somente depois que todos fizeram a leitura é que li a história original do Maurício de Souza. Os alunos gostaram muito e se divertiram pois o texto original era bem criativo.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Oficina - história em quadrinhos 2010.

A oficina de história em quadrinhos terá continuidade nesse ano na disciplina de Produção Interativa e deverá ser realizado projetos bimestrais. Iniciamos esse ano a partir da observação das características desse tipo de texto: os códigos verbais e não-verbais, os sinais gráficos, onomatopéias, mas principalmente o uso e os tipos de balões usados nas falas dos personagens. O uso da sala de tecnologia estimulou bastante os alunos nessa etapa.
O próximo passo foi desenvolver uma atividade para praticar o uso dos vários tipos de balões e relacionar às expressões faciais dos personagens.



Confiram a seguir a realização da atividade com balões, utilizando recorte de revistas: