sábado, 26 de março de 2011

JOGO KALAH.

No encontro do dia 24/03 fomos desafiados a estudar as regras do Jogo Kalah e confeccionar um tabuleiro para demonstrá-lo.

O jogo é muito interessante, meu filho ao ver o tabuleiro pronto pediu para que ensinasse ele jogar, ficamos horas jogando. O mais legal é que ele aprendeu rapidinho, e acho que meus alunos também gostarão dessa novidade.


( Este é o tabuleiro que confeccionei com material reciclado: o tabuleiro foi feito com caixa de papelão e e.v.a, as casas e os kalahs foram feitos com potinho de sorvete, troquei as sementes por tampinhas de garrafa encapadas. No jogo não dizia como poderia ser decidido quem iniciava o jogo, então fiz um dado com papelão decorado com e.v.a para decidir quem começa.)


História do jogo:

Este jogo faz parte de uma família de cerca de 200 jogos denominados Mancala que, na variedade, ficou conhecida como o "jogo nacional da África". A palavra Mancala origina-se do árabe Naqaala que significa mover. Sua origem mais provável é o Egito. Acredita-se que os Mancalas teriam sido trazidos para as Américas pelos escravos africanos, o que seria mais uma contribuição cultural dos negros ao novo continente. Os tabuleiros podem ser feitos de diferentes materiais, depende da criatividade de cada um.

Objetivo do jogo:


Para ganhar, o jogador tem como objetivo arrecadar o maior número de sementes ao final da partida em seu Kalah. Caso os dois kalahs tiverem, ao final da partida, o mesmo número de sementes, um empate deverá ser declarado.

As regras do jogo:

1 - Para iniciar o jogo, distribui-se 3 sementes em cada espaço, com exceção dos centrais que deverão conter 4 sementes. Os kalahs, situados nas laterais, devem ficar vazios.

2 - Os jogadores fazem suas jogadas alternadamente, procurando sempre acumular sementes em seu kalah.

3 - Cada jogador, na sua vez, escolhe uma casa do seu lado do tabuleiro, pega todas as sementes dessa casa e as distribui uma a uma em cada casa localizada à sua direita, sem pular nenhuma casa e nem colocar mais de uma semente em cada casa.

4 - Cada vez que passar pelo seu Kalah, o jogador deve deixar uma semente, continuando a distribuição no lado do adversário e não colocando sementes no Kalah do outro jogador (pula este Kalah).

5 - O jogo termina se um dos jogadores, na sua vez, não tiver mais sementes para movimentar. Os jogadores comparam seus Kalahs para determinarem quem tem mais sementes sendo, consequentemente, o vencedor.


Quando as primeiras regras já assimiladas possibilitarem o desenvolvimento do jogo sem muitas dúvidas, deverá ser introduzida, uma de cada vez, duas novas regras que exigem antecipação e planejamento das jogadas. São elas:


6 - Sempre que a última semente colocada cair no Kalah do próprio jogador, este tem o direito a jogar novamente. Ou seja, deverá escolher uma nova casa, pegar as sementes nela existente e distribuí-las uma a uma nas casas seguintes. Essa regra pode se repetir várias vezes numa mesma jogada, basta que a última semente colocada caia no Kalah várias vezes seguidas.

7 - Se a última semente colocada pelo jogador cair numa casa vazia, do seu lado do tabuleiro, o jogador "captura" todas as sementes do adversário que estiverem na casa diretamente à frente desta e coloca-as no seu próprio Kalah. Neste caso o jogador não ganhará outra jogada.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Material do curso.

Os professores do curso Pró Letramento foram divididos em turmas. Iniciarei com o módulo de matemática. A apostila que será utilizada foi entregue pelo tutor Lorival Pereira.



Nós da APAE confeccionamos um lindo caderno para fazermos nossos registros.



Pró Letramento.


Iniciamos no dia 17/02 mais uma capacitação para os professores do nosso município.

O Pró Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores das séries inicias do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática.

O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
Os tutores escolhidos para essa capacitação serão:
Língua Portuguesa: Luzia Padula.
Matemática: Lorival Pereira.
No total serão 240 horas de curso durante todo o ano de 2011. O trabalho será árduo, mas espero ser recompensador como foi o e-proinfo.



Reciclagem.

Decorei algumas caixas de sapato para guardar no armário os cadernos dos meus alunos das séries iniciais... Eles adoraram, está servindo também para tirar um pouco de peso das mochilas.


Recomeço!!

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... renovar as esperanças na vida e o mais importante...

Acreditar em você de novo!!


Estava um pouco afastada do blog devido a falta de tempo, não é fácil acumular várias funções. Mas sempre que possível estarei aqui para compartilhar um pouco das minhas experiências...